Com todas as deficiências que o mercado de Natal ainda possa ter, o que um profissional de redes ou estudante na área poderia fazer para aumentar suas chances de sucesso na sua carreira profissional?
Antes de tentar responder esta pergunta, precisamos ter em mente que o mercado de TI é um mercado muito novo e que evolui a uma velocidade grande se comparado a outras profissões. Isto tem o seu lado bom, o profissional de TI é diariamente desafiado a manter seus conhecimentos atualizados e tentar direcionar seus estudos para as tecnologias certas. Aliás, uma das características que considero fundamentais nos profissionais de TI de alto desempenho é exatamente esta busca incansável por atualização.
Por outro lado, a área de TI sofre terrivelmente de desinformação. Se os próprios profissionais sequer entendem as áreas de atuação do profissional, a situação é bem pior quando vemos profissionais de outras áreas tentando colocar a TI para funcionar a seu serviço.
Assim como as profissões mais antigas evoluíram para ter profissionais generalistas e especialistas, a TI inevitavelmente precisa seguir este rumo. Não existe um profissional de redes, existem vários tipos de profissionais de redes diferentes.
Um dos tipos de profissional de redes pode cuidar da parte mais física, mais “hardware” da rede. Podem cuidar do cabeamento estruturado, da eletricidade, refrigeração e organização física de um datacenter. Pode cuidar de equipamentos ou ativos de redes, tanto em redes cabeadas como redes sem fio.
O profissional de redes pode ainda cuidar da administração dos softwares que rodam nos servidores, administrando os sistemas operacionais e plataformas que funcionam como infraestrutura para o desenvolvimento de softwares ou que permitem oferecer diversos recursos para uso dos usuários, como gestão de identidades, entrega de aplicações, controles de acesso, gestão de ativos, compartilhamento de recursos, ferramentas de produtividade e de comunicação, entre outros.
Este mesmo profissional de redes pode ainda se especializar na administração de bancos de dados da empresa, pode se especializar na gestão da segurança da informação, na otimização de infraestrutura física, na nuvem e na otimização de plataformas ou middlewares.
Concentremo-nos novamente na pergunta inicial: perspectivas existem para um profissional de redes para trabalhar com empresas de TI, ou seja, empresas que prestam serviços de TI, ou em empresas que possuem um setor de infraestrutura, redes ou suporte bem definido.
Existe, ainda, um grande mercado para profissionais autônomos, também chamados de freelancers, mercado este de serviços de redes para pequenas empresas, serviços que podem ser executados através de uma consultoria, prestação de serviço pontual ou mesmo uma assistência continuada.
O mercado de redes, principalmente em uma cidade como Natal que ainda está descobrindo o que a TI pode oferecer, é um mercado nascente, mas com um expressivo crescimento e um rápido amadurecimento. Mas não nos enganemos, ainda há muito para se trilhar, e muito do crescimento do setor depende do profissionalismo de nós, profissionais, no desempenho do nosso trabalho. Que venham os desafios!